FORMAÇÃO PARA AGENTES DAS PASTORAIS SOCIAIS

Nos dias 14 e 15 de março de 2020, aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, Formação Diocesana para Agentes das Pastorais Sociais. Participaram as Paróquias: São Francisco Xavier, São Francisco de Assis, Catedral São Cristóvão, Nossa Senhora da Salete e São Joaquim e Sant’Ana. A Formação foi assessorada pelo Pe. Divino Aparecido Lopes (Assessor Diocesano das Pastorais Sociais) e Dr. Nélson Gonçalves de Souza (Defensor Público/Primavera do Leste-MT). Amparados pela graça de Deus e o seguinte texto iniciou se a formação: “A Pastoral social procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. Aqui é preciso superar as dicotomias entre “os que só rezam” e “os que só lutam”, “os que louvam e celebram” e “os que fazem política”. Na verdade, a verdadeira fé desdobra-se naturalmente em compromisso diante dos pobres. A ação social é condição indispensável da vivência cristã. O compromisso sócio-político não é um apêndice da fé. Ao contrário, faz parte inerente de suas exigências. A fé cristã tem, necessariamente, uma dimensão social. Não é isso o que nos ensina o episódio do Bom Samaritano? Ou seja, entrar ou não entrar na vida eterna é uma alternativa que está condicionada à atitude frente ao irmão caído e ferido na beira da estrada. Tal condição se torna ainda mais clara no texto do Juízo Final: “Vinde benditos de meu Pai, porque estava com fome e me deste de comer…” (Cartilha das Pastoral Social 01, página 10).

Na programação teve também momentos de muita espiritualidade, como a Vigília Eucarística, Adoração e missa, enfim foi maravilhoso. As Pastorais que participaram saíram animados para a missão. Agradecemos a todos os que participaram. A missão continua com a força do Espírito Santo.