Bispos do MT se reúnem em Rondonópolis para trabalho de ‘’planejamento pastoral’’ para 2026

Os bispos das oito dioceses do Estado de Mato Grosso, que formam o Regional Oeste 2 da CNBB, estão reunidos em Rondonópolis desde a última segunda-feira, 15/09, para a segunda reunião ordinária anual de trabalho.

Dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, explicou que a primeira é realizada anualmente na Arquidiocese de Cuiabá, tendo como tema de trabalho “a evangelização e a ação geral da Igreja no Estado”. E que no encontro deste ano – em fevereiro – foram feitas visitas aos seminários de formação dos futuros padres, bem como a União das Faculdades Católicas do estado.

O primeiro encontro do colegiado episcopal do Regional Oeste 2, além de assuntos inerentes a agenda pastoral dos bispos, marcou também a abertura do ano letivo nos centros de formação da Igreja Católica.
A segunda reunião anual, como a que ocorre até quinta-feira, 18/09, em Rondonópolis, se dá a cada ano em uma diocese diferente.

PAUTA – Segundo Dom Maurício Jardim bispo anfitrião, uma das partes do encontro é a confraternização dos bispos, simbolizando a “unidade e a fraternidade episcopal” com a discussão de temas referentes a “caminhada em comunhão” da Igreja do Regional Oeste2 da CNBB. Sendo na segunda parte desenvolvida uma agenda de “planejamento pastoral” para o ano que vem, a partir das diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “Os caminhos da missão e tudo que compete ao nosso serviço episcopal”, explicou.

COMUNHÃO – Ao falar do encontro, Dom Maurício lembrou abordagem do Papa Leão XIV, em sua Missa inaugural de Pontificado, sobre importância da comunhão. “Em Cristo, nós somos um. Como igreja, temos o mesmo objetivo: a evangelização. Trabalhamos para Jesus Cristo, para o Evangelho; então mostra também que estamos juntos. A nossa comunhão é a expressão de que não caminhamos isolados, cada bispo na sua diocese, mas temos estes momentos fortes que expressam a nossa unidade e comunhão episcopal”, ressaltou.

EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL – Dom Maurício destacou ainda o significado de ser igreja. “A questão de ser igreja, mostra que a nossa lógica é a lógica do Evangelho. Nós seguimos a Jesus Cristo, por isso nossas pautas, nossas preocupações, são com uma evangelização que seja integral”, o que inclui – segundo ele – temas sociais “de repercussão na vida humana”.

Na noite desta terça-feira, 16/09, os bispos participaram de Missa na Catedral Santa Cruz, com os padres, religiosos e religiosas e fiéis leigos da Diocese anfitriã.

Durante toda a quarta-feira, 17/09, os bispos tratarão de uma intensa pauta de temas programados e na quinta-feira, 18/09, retornarão para as suas dioceses logo após o café da manhã.

Fonte Diocese de Rondonópolis