61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Entre os dias 10 a 19 de abril, aconteceu a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).Todos os membros (Cardeais, Arcebispos, Bispos Diocesanos, auxiliares, Coadjutores e Administradores Diocesanos), além dos Bispos eméritos e representantes dos organismos e pastorais da igreja, participam deste momento de Graça. O nosso episcopado tem: 486 Bispos ao todo, 318 titulares e auxiliares e 168 eméritos, o nosso Bispo Dom João Aparecido Bergamasco participou.

O tema central da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil é “a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Três os temas prioritários: Sínodo dos Bispos 2021-2024; Jubileu 2025; e Juventude. Também foram tratados assuntos em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL). Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7hh30, os bispos participaram das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB.

A Assembleia Geral é o órgão máximo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela representa, sobretudo, o grande momento de comunhão do episcopado, além de ser o ponto de referência que oferece a toda a Igreja no Brasil, reflexões e indicações pastorais pertinentes à evangelização. Tivemos em oração e unidade com o episcopado.